Perguntas da Pesquisa Online - Um Poucas Diretrizes Úteis!

Quando estiver à procura de respostas a perguntas vitais dos clientes, a única forma de as obter é fazendo as perguntas certas. Isso requer muito pensamento intuitivo, trabalho duro e sessões de brain storming com outros. A discussão a seguir aborda algumas das questões comuns que podem ocorrer ao fazer perguntas para uma pesquisa.

Uma das primeiras coisas a ter em conta quando se fazem perguntas num questionário online é ficar longe de guiar palavras e perguntas. Quando você faz pequenas alterações na formulação das perguntas, pode gerar diferenças significativas nos resultados. Palavras como "poderia, deveria" e "poderia" soam o mesmo, mas podem alterar em grande medida o significado da pergunta. Ter palavras fortes que signifiquem ação ou controle pode gerar melhores resultados. Um exemplo é a palavra "proibir" usada nesta frase: Você acha que o congresso deveria proibir as seguradoras de aumentar os prêmios? Algumas palavras são completamente tendenciosas, como por exemplo: Você não gostaria de ir ao Bar da Molly para o evento de Natal da empresa, pois não?

Outro problema com as perguntas da pesquisa é quando há perguntas mal colocadas. É essencial que as perguntas sejam colocadas na ordem correta para que elas pareçam seguir a lógica. Isso evita que as questões sejam mal interpretadas. Isso também permite que as questões sejam interpretadas em seu contexto apropriado. Como regra geral, é aconselhável usar a abordagem do funil. Deve-se usar perguntas gerais e amplas perto do início do questionário como um aquecimento. Siga isso usando questões mais distintas e depois volte para questões que normalmente são simples, como questões baseadas em dados demográficos.

inquérito online

Ao entrar nas perguntas de múltipla escolha, certifique-se de evite categorias de feedback não-exclusivo. Suas categorias de feedback para perguntas de múltipla escolha devem ser mutuamente distintas, a fim de permitir que escolhas óbvias sejam feitas. Se usar o tipo não-exclusivo de questionário, o participante do questionário ficará desanimado e a interpretação será, na melhor das hipóteses, desafiadora ao tentar analisar as respostas.

Certifique-se de não usar palavras desconhecidas ou complicadas em suas perguntas da pesquisa. Evite usar uma pergunta como essa: Você gosta de computadores? Esta linha de questionamento é vaga, pois poderia estar falando sobre o amor à internet, o amor aos jogos de computador, a alegria de trabalhar com computadores e assim por diante. Você precisa permanecer específico no que você quer descobrir.

Nunca faça perguntas em uma pesquisa que traga respostas forçadas. As pessoas que participam da pesquisa podem não ser capazes de respondê-las ou podem simplesmente não querer responder. Para a maioria das pessoas, a privacidade é um aspecto importante da vida. Se você fizer perguntas sobre o salário, família, profissão, higiene pessoal e similares de uma pessoa, elas podem achar isso muito intrusivo e decidir não responder.

Há muitos outros tipos de perguntas a evitar também. Um outro exemplo é a listagem não exaustiva. Ao fazer perguntas com referência a listas, certifique-se de que você tem todas as opções cobertas. Se não tiver a certeza, então deve realizar um pré-teste que utilize a opção "Outra" onde os instrui a "por favor especifique" a resposta. Quando tiver concluído isso, certifique-se de atualizar o questionário e reafirmar que está abordando todos os objetivos do questionário. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguês