Com qualquer tipo de pesquisa, não é raro ver perguntas sendo feitas sobre seu CEP e como você descobriu sobre uma determinada empresa. Muitos de nós já ouvimos essas perguntas quando ao telefone com empresas de cabo ou internet. Essas perguntas são feitas porque o conhecimento de uma empresa sobre a atitude de um cliente em relação a um produto ou serviço que eles patrocinam é de grande importância.
Da mesma forma, há muito mais dados sobre os clientes que incluem sentimentos e preferências pelos produtos, assim como sobre a demografia dos clientes. Isto é imensamente útil para empresários e proprietários de pequenas empresas se eles possuírem o conhecimento para coletar insights e interpretar corretamente os resultados. O que é ótimo em pesquisas online é que elas são rápidas e eficazes na coleta de dados e muito rentáveis. Abaixo estão alguns passos para ajudar você a começar com as pesquisas.
Determine os seus objectivos
É vital determinar inicialmente quais são os seus objectivos empresariais nos seus esforços para realizar a sua pesquisa online. Pode ser que você esteja contemplando uma nova linha de produtos ou queira acumular informações que irão fortalecer as ofertas para possíveis investidores ou marketeiros. Você pode até mesmo desejar avaliar a eficiência de suas estratégias de publicidade. Você deve estar em posição de restringir a duração da sua pesquisa, pois terá que aguentar o desejo de perguntar sobre tudo o que lhe vier à mente. Em última análise, isto significa que você deve ter um conjunto bem definido de objectivos que o ajudará a identificar que perguntas deve aplicar ao inquérito.
Operar em Reverso
Assim que você tiver determinado seus objetivos, você deve contemplar os dados que você quer receber dos resultados da pesquisa e depois usar o pensamento inverso para engendrar perguntas que lidem com esses assuntos. Como ilustração, se você quiser saber como os clientes ou clientes gostam do serviço do seu negócio, faça a eles todas as perguntas que você pode pensar que dizem respeito a como eles foram atendidos. Perguntas sobre assuntos como a simpatia dos funcionários, a atmosfera, etc., devem ser feitas. Apenas tenha a certeza de que não pergunta perguntas de duplo sentido. Isto significa que você não deve perguntar duas coisas numa pergunta que possa confundir ou obrigar o participante a responder de uma forma que você não espera. Por exemplo, não faça perguntas como: "Quão acolhedores e experientes eram os operadores do serviço ao cliente?" Pode ser que os operadores fossem acolhedores, mas não eram muito experientes, ou o contrário. Isto pode ter impacto na forma como o participante responde à pergunta. Você terá os melhores resultados se fizer as perguntas mais focadas e relevantes para os seus objetivos.
Esteja Ciente de Qualquer Preconceito
Você provavelmente saberá os tipos de respostas que provavelmente receberá em suas pesquisas. No entanto, é um erro comum criar perguntas que levam a respostas que você deseja. Por exemplo, é um erro comum criar perguntas que levam a respostas que você deseja: "Concorda que os operadores de serviço ao cliente foram acolhedores?" Se você conduzir o participante desta forma, eles tendem a ser mais amigáveis ou tendenciosos, mesmo que seja falso. Pense em aleatorizar a ordem da pergunta e tenha certeza de que são perguntas reais e não declarações.
Experiência em Primeiro Lugar
É uma boa ideia ter uma pessoa experiente a editar a sua pesquisa primeiro. Deve ser claro e direto com perguntas pontuais. Não se esqueça de cronometrar alguém a responder ao questionário. Se levar muito tempo ou se houver muitas questões, muitos participantes não terminarão o questionário. As questões abertas exigirão mais tempo para serem respondidas. No entanto, elas produzirão melhores resultados. Portanto, não se assuste e comece a usar um ferramenta gratuita de pesquisa on-line!
Reúna o Resultado e Avalie as Informações
É vital que você mantenha o controle dos seus clientes. Ao fazer isso, você pode ser solicitado a entregar e-mails para obter feedback, publicar anúncios em seu site e até mesmo em alguns sites de terceiros, a fim de atrair mais pessoas para participar da pesquisa. Não se esqueça de manter a sua pesquisa aberta e disponível durante uma semana para dar a todos uma chance justa de participar dela. Assim que obtiver os seus resultados, analise-os e tire as suas próprias conclusões. Quando isso for feito, volte aos objetivos fundamentais desde o primeiro passo e verifique se os atingiu com a pesquisa.
Deixe uma resposta